segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pedro e Afonso

18:30: Entro no supermercado, compro o que me falta antes de chegar em casa. Os passos, ditados pela lista de afazeres, seguem apressados.

No caminho habitual, olho adiante, lá debaixo da marquise: avisto um carrinho desses de papeleiro diante de um comércio já fechado.

Perdendo a pressa,retomo o olhar: parte do papelão está cuidadosamente dobrada e amarrada, já sobre o carrinho. Um senhor, aparentando alcançar seis décadas de vida, um tanto sujo, amarra cuidadosamente outros materiais.

Ao lado, preso a uma corda, destas de varal, um vira-lata. Mediano, caramelo,simpático. Ao seu lado,uma vasilha de água, outra de ração.

Imediatamente paro.

Pergunto o nome do cachorro.

-Este é o Afonso, responde sorrindo.

Sem saber se o sorriso é pelo amor ao bicho ou por ser notado, continuo puxando assunto:

-E o seu nome, qual é? O meu é Ana,prazer.

-Pedro, Ana, Pedro, afirma com um sorriso maior ainda.

-O dia foi bom hoje?

-Fazia tempo não vinha pelas bandas de cá, até que rendeu, diz sinalizando com a cabeça a pilha de recicláveis.

-Ah é, onde geralmente o senhor fica?

-Ah, minha filha, eu rodo muito...não tenho uma ponto fixo não. A vida vai apenas me levando.

-O Afonso te acompanha sempre?

-Ele é meu companheiro, por isso, à ele ofereço o melhor - diz apontando a vasilha de ração.

-Está certo, a gente tem que cuidar de quem cuida da gente, né? Mas, me diga uma coisa...e o senhor, já comeu?

Pedro, que já me olhava nos olhos, como quem reconhece um amigo, abaixou o olhar. Adotando um tom quase silencioso, me diz que
não.

Pergunto se posso fazer alguma coisa por ele. Imediatamente me encara de uma maneira doce e responde:

-Ah, minha filha, você falou comigo. Já fez muito. O resto, eu e o Afonso damos um jeito, a gente sempre dá.

Na lateral do carrinho, penduro uma de minhas sacolas, desejo boa noite e sigo.

Nenhum comentário: