terça-feira, 23 de junho de 2009

Sobre idades e aniversários

A gente fica um pouco mais velho, um pouco mais carrancudo, todas as vezes em que guardamos o riso para mais tarde. A gente fica mais velho quando pára de reparar as coisas, de se encantar com o caminhão, com o cachorro, com as cores. Tudo adquire o mesmo tom: sério e cheio de pose.

O que nos envelhece não são as primaveras ou os aniversários e sim os invernos gelados que criamos em pleno verão. A gente fica um pouco mais velho quando nós fechamos a janela do carro para o pedinte e chacoalhamos a cabeça baixa pra dizer que não temos um trocado.

Envelhecemos quando caminhar vira apenas obrigação e não uma forma de ver o mundo, contemplar a paisagem. Envelhecemos quando, nas cidades, enxergamos apenas armações de concreto, quando não vemos o coração dos homens que levantaram os arranha-céus.

Admiro pessoas que apesar do terno, que apesar do salto alto, riem, feito criança, do desenho antigo na tv. Elas não envelhecerão nunca. Assumiram suas responsabilidades, conquistaram tantas coisas, sofreram tantas outras e continuam ali: rindo em frente à tv.

O mundo vende por aí um ar de que a responsabilidade precisa ser de um cinza duro, seco. Admiro as pessoas que vão aos parques no domingo de manhã, aos idosos que ainda se sentam nos bancos das praças ou que trabalham, porque assim, não envelhecerão nunca - porque dividir histórias é também forma de não envelhecer.

***

Às vésperas do meu aniversário de 23 anos, sei que assumi a uma série de responsabilidades, tomei as rédeas de minha vida e, ainda assim, a criança ainda vive, canta alto e grita. Não há espaço para a tristeza permanente nas coisas da vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse texto, posso citá-lo no meu blogue?

marília disse...

com certeza absoluta, ABSOLUTA, A-B-S-O-L-U-T-A esse foi um dos textos mais bonitos que você já escreveu. eu diria que tá muito 'martha' o seu texto.. mas não, não tá. Tá muito 'Ana'.

Lindo, lindo.
Ái que bom que eu divido um site com você ;)

Rodrigo Vilela. disse...

A gente fica mais velho quando começamos a nos acomodar com td, e achar que mesmo com a distância e com a falta sempre teremos aqueles amigos verdadeiros de tempos atrás. Energias novas e positivas para vc nesse seu fds! Fiquei impressionado com o texto... veio do coração. Não é? Estou impressionado, mais do que o normal, com esse seu texto!

Alysson Bruno M. Assunção disse...

Quando a gente se propõe a tomar as rédeas da própria vida, há uma série de ritos de passagem. Tenho certeza de que vai encará-los todos de coração aberto e muita garra. O destino nos reserva belas surpresas, meu bem.

PS: Por acaso já disse "Mais linda"?